Cometa 2P/Encke

       O cometa 2P/Encke foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre Méchain em Paris na noite de 17 de janeiro de 1786. Treze anos depois, em 26 de novembro de 1818, o astrônomo francês Jean Luis Pons o redescobriu, sugerindo que talvez fosse um cometa periódico. Nessa época o astrônomo alemão Johann Franz Encke, calculou a órbita deste cometa obtendo um período de 3,3 anos, publicando seus resultados no jornal Correspondance Astronomique e prevendo o seu retorno para maio de 1822. Em 2 de junho de 1822, astrônomo alemão Karl Rumber, na Austrália, encontrou o cometa que, desde então, passou a se denominar cometa Encke.

                                   Cometa Encke               

        Copyright © 2003 Gerald Rhemann & Michael Jäger                                             Copyright © 1994 NOAO (J.Scotti)

        O cometa Encke é o de menor período conhecido, seu afélio é próximo de Júpiter e seu periélio está dentro da órbita do planeta Mercúrio, e destaca-se por apresentar um brilho decrescente a cada nova passagem em torno do Sol.

         Em janeiro de 2007, a sonda STEREO-A da NASA captou as primeiras imagens de uma colisão provocada por um "furacão solar", onde ocorreu ejeção de massa coronal emanada do Sol colidindo com o cometa. A colisão causou a separação completa da cauda de plasma do cometa Encke. As ejeções de massa coronal são grandes nuvens de gás magnetizado liberadas para o espaço pelo Sol, são violentas erupções com massas de bilhões de toneladas que viajam a velocidades entre 100 e 3.000 km/s, elas já foram comparadas aos furacões devido as enormes perturbações que trazem quando viajam na direção da Terra causando tempestades geomagnéticas que podem ser perigoso para satélites, comunicações de rádio, e sistemas de energia. Veja mais detalhes acessando o blog Cometas.

Dados referentes ao cometa Encke:

2P/Encke

Exentricidade (e)

0,847

Semi-eixo maior (a)

2,22 UA

Periélio (q)

0,33 UA

Afélio (Q)

4,11 UA

Período orbital (P)

3,3 anos

Inclinação (i)

12,8°

Último periélio

10/03/2017

Próximo periélio

25/06/2020

 

Home

 

Copyright © Cometografia § § All rights reserved